Azure
azure-default-dashboard Soluções Cloud Azure, Assisprotech, lda, Lisboa

O que é a informática na cloud?

Em poucas palavras, a informática na cloud é o fornecimento de serviços informáticos, servidores, armazenamento, bases de dados, rede, software, análises, inteligência, entre outros, através da Internet ("a cloud") para disponibilizar mais rapidamente inovação, recursos flexíveis e poupanças no dimensionamento. Normalmente, paga apenas pelos serviços cloud que utiliza, o que ajuda a reduzir os custos de funcionamento, executar a infraestrutura de forma mais eficaz e dimensionar à medida que a sua empresa precisa de mudar.
Principais benefícios da informática na cloud

A informática na cloud é uma grande mudança relativamente à forma como as empresas encaram, tradicionalmente, os recursos informáticos. Seguem-se sete motivos comuns que levam as empresas a recorrer aos serviços de informática na cloud:

Custo

A informática na cloud elimina os gastos de capital relativos à compra de hardware e de software e à configuração e execução de datacenters no local — os bastidores de servidores, a eletricidade 24 horas por dia, sete dias por semana, para fornecimento de energia e refrigeração, e os especialistas em TI para gerir a infraestrutura. A poupança é imediata.

Velocidade

A maioria dos serviços de informática na cloud são fornecidos como self-service e a pedido, pelo que até mesmo enormes quantidades de recursos informáticos podem ser aprovisionados em minutos, geralmente com apenas alguns cliques de rato, proporcionando às empresas muita flexibilidade e retirando-lhes a pressão do planeamento da capacidade.

Escala global

Os benefícios dos serviços de informática na cloud incluem a possibilidade de dimensionar de forma elástica. Na linguagem da cloud, isto traduz-se em fornecer a quantidade certa de recursos de TI, por exemplo, mais ou menos poder de informática, armazenamento ou largura de banda, no exato momento em que são necessários e a partir da localização geográfica certa.

Produtividade

Normalmente, os datacenters no local exigem muitas “montagens e empilhamentos”— configuração de hardware, aplicação de patches a software e outras tarefas de gestão de TI morosas. A informática na cloud acaba com a necessidade de muitas destas tarefas, pelo que as equipas de TI podem dedicar mais tempo a objetivos comerciais mais importantes.

Desempenho

Os maiores serviços de informática na cloud funcionam numa rede mundial de datacenters seguros, que são atualizados regularmente para a última geração de hardware informático rápido e eficiente. Desta forma, oferece vários benefícios face a um único datacenter empresarial, incluindo latência de rede reduzida para aplicações e maiores economias de escala.

Segurança

Muitos fornecedores de cloud disponibilizam um vasto conjunto de políticas, tecnologias e controlos que reforçam a sua postura de segurança a nível global, o que ajuda a proteger os seus dados, aplicações e infraestrutura de potenciais ameaças.

logo-assisprotech2 Soluções Cloud Azure, Assisprotech, lda, Lisboa
Partilhar